O Ministério da Educação (MEC) autorizou a ampliação do número de vagas no único curso de Medicina do município amazonense de Itacoatiara. O curso da Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, sai de 50 para 139 vagas, aumento de 178%. O resultado representa um avanço grande para a região, que enfrenta o desafio do déficit de médicos para atendimento à população, ressalta a diretora geral da instituição, professora Helen Oliveira.
A decisão, emitida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do MEC, veio após a visita de monitoramento realizada pelo órgão na faculdade, durante a qual foram avaliados os seguintes indicadores: Projeto Pedagógico, Plano de Formação e Desenvolvimento de Docentes, Infraestrutura, Plano de Implantação de Residência Médica, Plano de Contrapartida às Estruturas de Serviços, Ações e Programas de Saúde do SUS e a Oferta de Bolsas.
Continua depois da Publicidade
A avaliação anterior, que credenciou a instituição e autorizou o curso de Medicina em Itacoatiara, teve suas portarias publicadas em fevereiro de 2022. “As vagas adicionais representam novas oportunidades para que mais pessoas tenham acesso a um curso de Medicina de alta qualidade, que carrega uma marca de referência nacional, a Afya, que é líder no segmento”, destaca Helen Oliveira.
Ela explica que os indicadores avaliados pelo MEC têm conceitos que variam entre “não atende”, “atende parcialmente” e “atende satisfatoriamente”. “Pela qualidade de nosso trabalho e de nossa instituição buscamos sempre a excelência e conseguimos. 100% da nossa avaliação com base nesses parâmetros foi satisfatória, o que garantiu o aumento das nossas vagas”, declara a diretora.
Continua depois da Publicidade
Com este resultado, completa Helen Oliveira, a Afya Itacoatiara reforça seu compromisso com a qualidade de ensino, a interiorização da Medicina e, principalmente, com a saúde e o bem-estar das pessoas da região. “A expansão das vagas significa mais profissionais capacitados para atuar em uma área vital, trazendo melhorias significativas para a saúde pública local. A dedicação da Afya Itacoatiara à educação e à saúde transformará vidas e fortalecerá comunidades no coração da Amazônia”, observou.
Sobre a Afya
Continua depois da Publicidade
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos.
Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.