A apreensão ocorreu durante uma operação conjunta entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam e o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas – BPAmb/PMAM, na quarta-feira (09/04). O motorista de caminhão que transportava o material ilícito foi multado em R$ 7,5 mil, teve o veículo apreendido e foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente – Dema.

Foto: Divulgação
Ao todo, 25 metros cúbicos de madeira ilegal cerrada foram apreendidos no Ramal Morada do Sol, localizado no município de Manacapuru. Bruno Aguiar, chefe da Defesa Civil de Manacapuru, explica que a madeira doada pelo Ipaam será utilizada em ações de combate à cheia dos rios.
Continua depois da Publicidade
Desde o início da operação, em 8 de abril, já foram aplicadas multas que somam mais de R$ 30 mil, além de apreensões de caminhões, vans e kombis, algumas envolvidas no transporte irregular de material argiloso, prática considerada crime mineral.
O condutor do caminhão que transportava a madeira ilegal terá um prazo de 20 dias para apresentar defesa. Em caso de denúncia de crimes ambientais, o cidadão pode em contato com a Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam por meio do número de WhatsApp (92) 98557-9454.