O Rio Negro encheu 20 cm em dois dias consecutivos, alcançando o nível de 22.93 metros nesta quarta-feira (19/02). De acordo com as informações do Porto de Manaus a situação é de enchente. A Bacia Amazônica está em fase de transição para as cheias após enfrentar os últimos dois anos mais secos da história.

Foto: Divulgação
O processo de enchente teve início no mês de outubro de 2024, após a pior seca registrada em Manaus pelo segundo ano consecutivo, conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), quando o rio chegou a 12,68 metros.
Continua depois da Publicidade
No mesmo mês, após encher 40cm, teve ínicio o repiquete, quando o rio desceu mais de 1 metro, voltando a encher nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Já em fevereiro de 2025, o rio teve quatro dias parado, retornando ao processo de enchente no dia 08. Desde então subiu mais 71cm.
Nesta quarta-feira o registro do Porto de Manaus registrou o nível de 22.93 metros para o rio, que encheu 20cm nos últimos dois dias. As chuvas na cabeceira do rio devem acelerar o processo de enchente.
Cenário atual na Bacia do Rio Amazonas
Continua depois da Publicidade
Na calha principal dos rios Solimões e Amazonas, é observada a transição entre o período de seca e o início das cheias. O pico de cheia no alto Solimões, em Tabatinga ocorre geralmente em maio. Já ao longo Rio Amazonas e na foz do Rio Negro, nas cidades de Manacapuru, Manaus, Santarém (PA) e Óbidos (PA), os níveis máximos são esperados entre maio e julho.