No próximo dia 30 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) comemora seu 50º aniversário de compromisso com o avanço da engenharia, agronomia e geociências no estado do Amazonas. Para celebrar a data, o Crea-AM irá realizar uma programação de 21 a 23 de agosto, em Manaus, onde será uma oportunidade para comemorar o progresso alcançado e os desafios futuros da engenharia, agronomia e geociências no Amazonas.
Para a presidente do Conselho e Engenheira de Pesca, Alzira Miranda, esta data representa uma oportunidade para refletir sobre a jornada das lutas e conquistas ao longo desse meio século de existência. “Agradeço a todos os nossos profissionais, as nossas empresas, nossos colaboradores que tanto fizeram e fazem crescer o nosso Conselho. Estamos extremamente orgulhosos de alcançar este marco de 50 anos, refletindo sobre os feitos deste Conselho e ainda mais com o balanço geral desses seis primeiros meses da nossa gestão, onde já temos números significativos de avanços das atividades regidas pela nossa missão que é orientar e fiscalizar o exercício da profissão”, declarou Alzira Miranda, presidente do Crea-AM.
Continua depois da Publicidade
Avanços
Durante o período de janeiro a julho deste ano foram realizados mais de 5.790 atos fiscalizatórios; houve um aumento de 40% na emissão de Certidões de Acervo Técnico; aumento de cerca de 38% das Atualizações Monetárias sem multas; aumento de 31,84% de Multas por Infração às Leis 5.194/66, que regula o exercício das profissões de Engenharia, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo; e 6.496/77, que institui a “Anotação de Responsabilidade Técnica” na prestação de serviços de engenharia, de arquitetura e agronomia; aumento de 9,74% de receita pela emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); bem como a soma de 30 mil profissionais ativos no Sistema.
Atualmente, o Conselho conta também com 22 inspetorias, sendo 21 no interior do estado e uma na capital, em Manaus. Com foco em ser cada vez mais forte em defesa da sociedade amazonense e na valorização dos profissionais, durante essas cinco décadas o Crea-AM sempre priorizou a principal missão da instituição: Orientar, registrar e fiscalizar o exercício profissional da engenharia, agronomia e afins, em benefício da sociedade amazonense.
Continua depois da Publicidade
Com foco em fomentar o conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais do Sistema com estudantes, professores, pesquisadores sobre os diversos segmentos de atuação do Conselho, a instituição também promove o Crea Qualifica, com oferta de cursos, bem como a promoção de Fóruns de Políticas Públicas com temáticas concernentes aos interesses em comum da comunidade profissional, científica e sociedade em geral.
Além dos diversos serviços e qualificações que o Crea-AM oferece aos profissionais do Sistema, o Conselho também atua em uma rede com parceiros de diversos segmentos, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e as melhores experiências para os colaboradores. Para saber mais sobre o Clube de Benefícios para profissionais e funcionários do Crea, acesse: https://crea-am.org.br/creaam_site/beneficios-2/
Continua depois da Publicidade
Programação
O jubileu de ouro do Crea Amazonas representa um marco significativo na história da engenharia no Amazonas, simbolizando o compromisso em garantir a qualidade dos serviços oferecidos e assegurar que a profissão seja exercida de maneira legal e ética.
Devido a este feito, ao longo de todo o mês de agosto serão realizadas diversas ações em comemoração aos 50 anos do Crea Amazonas. No dia 1º/08, a presidente do Conselho, Eng. de Pesca, Alzira Miranda, lançou a campanha #Eu Faço Parte Dessa História, onde todos podem acessar o Instagram do Crea-AM (@crea.am) e usar o filtro dos 50 anos do Crea-AM para demonstrar momentos marcantes junto ao Conselho, como atividades em campo, celebração com os amigos do trabalho, ou apenas para parabenizar essa instituição que cresce no estado e avança em ações de valorização do exercício da profissão.
Nos dias 21 e 22 de agosto, o Crea-AM sedia o Encontro da Comissão de Ética, com a participação de representantes de todo o Brasil. Nos dias 22 e 23 acontece o Colégio de Presidentes, o qual é um fórum composto pelos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua, que acontecerá no Hotel Quality.
Ainda no dia 22 de agosto, o Conselho participa da Sessão Especial Solene em Homenagem aos 50 anos do CREA-AM, às 11h45, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam-AM), proposta pelo Deputado Estadual Sinésio Campos; e Sessão Cultural em Homenagem aos 50 anos do CREA-AM, às 18h, no Teatro Amazonas.
No dia 23/08, das 9h às 12h, o Crea-AM sedia o 1º Fórum de Discussão do Programa Mulher, com o tema “O avanço das mulheres na sociedade – cinco décadas para o mercado feminino”. E ainda no dia 23/08, às 17h, haverá uma Festa oficial em Comemoração aos 50 anos do CREA-AM, para convidados.
Para que a sociedade também possa participar desse momento de celebração do jubileu de ouro do Crea Amazonas, o Conselho está preparando uma corrida a ser promovida no mês de setembro, para todos os profissionais e população em geral.
História
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) é uma autarquia federal responsável pela fiscalização e regulamentação do exercício das profissões de engenharia, agronomia e geociências no estado do Amazonas. O Conselho atua na valorização dos profissionais dessas áreas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade amazonense.
A história do Conselho iniciou numa fase de crescimento da cidade de Manaus, em função da expansão do setor tecnológico e o surgimento da Zona Franca. Em meio a um novo momento da economia na capital amazonense, surgiram diversos desafios, principalmente urbanísticos. A lógica do crescimento urbano trazia muitas demandas para a Engenharia e Arquitetura na época, como também acentuava as exigências ligadas à profissão.
Fiscalizar grandes obras em andamento, bem como as atividades da área, era uma tarefa difícil, uma vez que o Amazonas era jurisdicionado ao CREA do Pará. Naquela época, o Amazonas possuía aproximadamente 300 profissionais registrados, que enfrentavam dificuldades de deslocamento até Belém, no Pará, para realizar os procedimentos burocráticos, como registros, anuidades, vistos e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Fazer a composição de várias entidades de classe era uma exigência legal para se pleitear a regionalização do sistema de forma estruturada. As entidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia mobilizaram-se para criar o CREA do Amazonas. Desse modo seria possível garantir o mercado de trabalho aos profissionais devidamente habilitados.
A implantação de novas escolas de tecnologia e aumento da mão de obra especializada, como também a luta da categoria, resultaram na criação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas/Roraima (CREA-AM/RR) da 20ª Região, em 30 de agosto de 1974, de acordo com a Resolução do CONFEA nº 223. O primeiro presidente eleito foi o engenheiro mecânico Raimundo Lopes Filho. A sede própria só foi inaugurada em 18 de setembro de 1978.
Durante os anos seguintes, o CREA-AM avançou, expandindo seus níveis de atuação, tanto na fiscalização preventiva, quanto na contribuição para o aperfeiçoamento profissional. Em 2015, o Conselho entrou em nova fase, com a mudança do sistema operacional. Antes dessa alteração, os procedimentos e serviços eram realizados de forma manual. Com a implantação do novo sistema, os processos foram automatizados, proporcionando maior controle e agilidade, além da comodidade de o profissional, empresa ou o cidadão comum, tanto da capital quanto do interior, utilizar os serviços do CREA-AM pela Internet.