O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou uma celebração na tarde desta sexta-feira (26/07), em comemoração a abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 realizado em Paris, na França. A cerimônia comemorativa ocorreu na Praça das Bandeiras, na Vila Olímpica de Manaus, e simultaneamente na Arena da Amazônia, o Estádio Carlos Zamith, o Estádio Ismael Benigno e o Estádio Oswaldo Frota.
“Após 12 anos os amazonenses Pedro Nunes, Maria de Fátima e Elielton Lira estarão representando o Amazonas, não somente nas Olimpíadas, mas também nas Paralímpiadas. Isso é fruto da visão do governador Wilson Lima, que é o governador que investiu o programa Amazonas Olímpica de Paris 2024, e que deu todas as condições para que os nossos atletas pudessem estar no Amazonas, treinando no Amazonas”, comentou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Continua depois da Publicidade
Coordenador de Esportes de Alto Rendimento da pasta esportiva do Estado, o ex-atleta e medalhista olímpico Sandro Viana comentou sobre os resultados do apoio e investimento dado pelo Governo do Amazonas para que o estado pudesse voltar a ser representado nas maiores competições esportivas do mundo.
“O Amazonas que sempre teve uma experiência e uma história no esporte olímpico, hoje resgata, após mais de uma década longe, a representatividade Olímpica. A Secretaria de Esporte, que fez um trabalho de menos de quatro anos, ou seja, menos de um ciclo olímpico, conseguiu através de muita competência, colocar três atletas nos jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirmou o coordenador Sandro Viana.
A Olimpíada de Paris marca a volta de uma representatividade amazonense na maior competição esportiva do mundo, após 12 anos sem atletas locais. Resultado do investimento a longo prazo do Governo do Amazonas, por meio do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e do Bolsa Esporte Estadual.
Continua depois da Publicidade
Lançamento de Dardo
O representante amazonense nos Jogos Olímpicos, Pedro Nunes, detém a marca de 85,11m que carimbou seu passaporte para Paris. Vindo de Parintins, Pedro treina desde os 14 anos de idade e é reflexo de sonho de muitos atletas e investimentos técnicos que o garantirem no topo do alto rendimento mundial.
Continua depois da Publicidade