EDUCAÇÃO

Governador Wilson Lima destaca importância de cursos oferecidos pelo Cetam para a geração de emprego e renda

Atualmente, o Cetam tem 540 cursos em seu catálogo, com cargas horárias que variam de 10 horas até dois anos


O governador Wilson Lima realizou, nesta quarta-feira (26/03), a abertura do ano letivo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para mais de 19 mil alunos na capital e interior. Desde 2019, o Governo do Amazonas disponibilizou mais de 950 mil vagas em cursos de qualificação, de especialização e técnicos, formando mão de obra qualificada e permitindo a geração de emprego e renda a partir dos trabalhos da instituição em todo o estado.

Fotos: Alex Pazuello/ Secom

“Esse daqui é um espaço de mudança, transformação e formação de vida, de pessoas que tiveram, estão tendo e terão oportunidades de ingressarem no mercado de trabalho. Todas as vezes que alguém ingressa no mercado, seja para ter a carteira assinada, seja para iniciar um pequeno negócio, tudo isso significa uma nova perspectiva de vida”, afirmou o governador Wilson Lima.

Continua depois da Publicidade

Atualmente, o Cetam tem 540 cursos em seu catálogo, com cargas horárias que variam de 10 horas até dois anos. Na ocasião, o governador Wilson Lima também homenageou cinco alunos do Cetam que utilizaram os cursos de qualificação para desenvolver novas atividades e garantir uma fonte de renda.

Fotos: Alex Pazuello/ Secom

Entre elas está Darcley Feliciano, de 40 anos. Formada no curso de técnico em gastronomia, Darcley trabalhava com a venda de cosméticos e, após passar pelo curso, começou a atuar com a venda de comidas. Ela iniciou um novo curso para instalação e manutenção de condicionadores de ar.

“Era um sonho antigo e eu agarrei. Hoje estou fazendo meus bolos artísticos, trabalhando com festas e estou fazendo novos cursos. O Cetam abre oportunidades para a gente se desenvolver profissionalmente. E tudo mudou na minha vida”, destacou Darcley.

Continua depois da Publicidade

Vagas

O evento foi realizado na Escola Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, bairro Novo Aleixo, zona leste de Manaus. Entregue em 2022, a unidade foi um dos quatro espaços do Cetam inaugurados na gestão do governador Wilson Lima.

Continua depois da Publicidade

Fotos: Alex Pazuello/ Secom

Para 2025, o ano letivo inicia com as vagas disponibilizadas em editais lançados entre novembro de 2024 e março deste ano, na modalidade presencial. Em novembro, o Governo do Amazonas abriu 3,3 mil vagas para a capital e interior. Em fevereiro deste ano, foram oferecidas outras 7,6 mil vagas para a capital e, em março, mais 8,6 mil vagas para os 61 municípios do interior.

Na capital, os cursos acontecem em seis escolas do Cetam e nos Centros Estaduais de Convivência da Família. E no interior, os espaços escolhidos para os cursos envolvem universidades, escolas da rede pública, unidades do Cetam, entre outras estruturas.

Fotos: Alex Pazuello/ Secom

Novos cursos

Ampliando o catálogo levando em conta as tendências do mercado, o Cetam destaca a oferta de novos cursos para a capital na área tecnológica, industrial e de gastronomia. Em tecnologia, por exemplo, entrará no cronograma o curso de Programação de Metaverso e Noções Básicas de Criptoativos. Na área industrial, destaca-se o curso de Indústria 4.0, enquanto na gastronomia, o Cetam passará a ofertar cursos como produção de sushi e barman.

Anda em março, mês das mulheres, o Governo do Amazonas deu início à edição 2025 do programa Mulheres Mil. A ação é desenvolvida pelo Cetam em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, com a oferta de cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2024, 1,2 mil mulheres foram atendidas.

Fotos: Alex Pazuello/ Secom

O Cetam também oferece oito novos cursos técnicos para o Novo Ensino Médio (NEM) 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). São eles: técnico em Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.

Neste formato, os alunos irão até as unidades do Cetam para as aulas teóricas e práticas. Atualmente, os cursos são ofertados nas unidades educacionais da Seduc, modelo que continuará a ser realizado.