Um grupo de acadêmicos da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) venceu a Camagro (Competição de Arbitragem do Agronegócio). A Camagro é promovida pela Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio para capacitar estudantes de Direito na resolução de conflitos ligados ao setor agrário, por meio da simulação de um processo arbitral.

Foto: UEA/Divulgação
As equipes participantes devem elaborar peças escritas e apresentar defesas orais para ambos os lados da disputa, que são avaliadas por um tribunal arbitral simulado composto por juristas experientes. A UEArb, equipe da UEA, estreante no evento, obteve a conquista inédita. Os universitários do Amazonas haviam vencido a regional Nordeste. Na fase nacional, superou as equipes da UFSC, Unicesusc, UFMG e UEL.
Continua depois da Publicidade
Também houve conquistas individuais. O orador João Lucas Liberato foi reconhecido como Melhor Orador da competição, e André Gouvêa conquistou o 9º lugar entre os melhores oradores do país. A equipe é formada por João Lucas, Taysa Tupinambá, André Gouvêa e José Carlos Cavalcanti, com orientação dos professores Mário Vitor Aufiero, Marcos Oliveira e Caio Dias.
“Conquistar esse título em nosso primeiro ano de equipe mostra que, mesmo com poucos recursos e muitas distâncias, podemos alcançar a excelência. Essa vitória representa o potencial acadêmico do Norte e o comprometimento da UEA com a formação jurídica de alto nível”, afirmou Mário Vitor Aufiero.
A oradora Taysa Tupinambá também destacou o papel coletivo da equipe: “Cada etapa foi vencida com muito estudo, noites em claro e apoio mútuo. Essa conquista é de todos nós — oradores, orientadores, equipe de apoio e a rede de juristas que nos ajudaram nessa preparação intensa”.
Continua depois da Publicidade
Fonte: https://amazonasatual.com.br/