LAZER

Férias escolares: setor de bares e restaurantes antecipa alta no movimento

A temporada impulsiona o faturamento dos bares e restaurantes, que investem em estratégias voltadas para famílias e crianças


A temporada de férias escolares é aguardada não apenas pelas crianças e famílias, mas também pelo setor de bares e restaurantes. Com o fluxo de consumidores em busca de lazer e novas experiências gastronômicas, os estabelecimentos vêm investindo em estratégias para atender os clientes.

Foto: Midjourney

Com o crescimento das viagens em família para regiões costeiras, os bares e restaurantes esperam um movimento maior de consumidores nesta época do ano. É o que afirma o presidente da Abrasel na Costa do Descobrimento (BA), Alex Di Pasquale. Para o presidente, se o comportamento deste ano seguir o de 2023, o aumento do faturamento é garantido na região que abriga municípios como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga.

Continua depois da Publicidade

“No ano passado, registramos um aumento de aproximadamente 35% no faturamento, com uma maior rotatividade de turistas. Isso significa que, embora a permanência média dos turistas seja mais curta, houve um aumento no número total de visitantes ao longo do período”, ressalta Alex.

Para atender o público que chega na região, os empreendedores do setor trabalham com estratégias que encantam, principalmente, as crianças. “Durante esse período, o público-alvo é, sem dúvidas, as famílias. Portanto, cardápios voltados para crianças, assim como a criação de espaços kids e promoções familiares, são estratégias eficazes para atrair clientes”, destaca Alex.

Esse comportamento também é observado em Fortaleza (CE). Segundo Ivan Assunção, proprietário do Terra do Sol, o estabelecimento localizado na região costeira do município recebe turistas durante todo o ano, mas o movimento aumenta no período de férias escolares.

Continua depois da Publicidade

“É exatamente nesse período que observamos uma maior movimentação. Existem alguns picos, e isso coincide com as férias, que é quando a maioria dos brasileiros tira folga. Janeiro, julho e dezembro são os meses em que as pessoas normalmente tiram mais dias de descanso. Essas férias impactam diretamente nosso negócio, coincidem com o período de alta temporada”, afirma Ivan.

Ivan ainda antecipa um faturamento positivo para o mês de julho. “As férias de 2023 foram muito boas para nós, resultando no nosso maior faturamento. A expectativa para este ano é que o desempenho seja muito parecido com o do ano passado”, afirma o empreendedor.

Continua depois da Publicidade

Estratégias para atrair famílias nas férias escolares

Apesar da grande procura por praias do nordeste do país, os consumidores que optam por não viajar também encontram programações especiais em bares e restaurantes. É o que acontece em Goiânia (GO), no restaurante Celsin e Cia. Segundo Fernando Machado, proprietário do negócio, o restaurante investiu em uma brinquedoteca e em monitores para receber as famílias da região. O empreendedor afirma que com a chegada das férias, as famílias frequentam com mais frequência o espaço.

“Há alguns anos, investimos em uma brinquedoteca com um espaço amplo, serviço de monitoras e babás exclusivas, além de vários brinquedos. Assim, durante as férias escolares, nosso movimento aumenta. Os pais, que muitas vezes continuam trabalhando, buscam alternativas para as crianças se divertirem, e nossa brinquedoteca se torna uma opção popular”

O reflexo no faturamento é sentido por Fernando; segundo o empreendedor, durante as férias, espera-se um aumento de até 20% no faturamento do estabelecimento.

“Prevemos um aumento de 15 a 20% no nosso faturamento. Especialmente de segunda a quinta-feira, nosso movimento está melhor, e a expectativa é de que esse período traga um incremento significativo nas receitas”, destaca.