OPORTUNIDADE

Oficina gratuita oferece formação para maestros de corais e fanfarras em Manaus

Iniciativa acontece de 22 a 26 de abril no Centro Suzuki Amazonas e conta com 30 vagas gratuitas


Com o objetivo de fortalecer a formação de líderes musicais na capital amazonense, o projeto “Aprendendo a Reger” abre inscrições para uma oficina gratuita de regência voltada a maestros e maestrinas de corais e fanfarras, formações tradicionais e profundamente enraizadas na vida cultural da cidade.

Foto: Divulgação

A oficina acontecerá de 22 a 26 de abril de 2025, sempre das 18h às 20h, no Centro Suzuki Amazonas, localizado na Rua dos Angelins, nº 102, bairro Dom Pedro. Serão disponibilizadas 30 vagas gratuitas, com material didático incluso para todos os participantes.

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O curso foi aprovado no edital macro 002/2024 do Programa Nacional de Acesso à Cultura (PNAB), por meio do Concultura, e terá duração total de 10 horas presenciais, divididas em cinco encontros consecutivos.

A formação será ministrada pelo professor Miller Miranda, músico e educador com ampla experiência em regência coral e instrumental. Segundo Miranda, a oficina visa preencher uma lacuna recorrente entre os regentes que atuam na cidade:

“Vemos a deficiência que algumas pessoas sentem ao ficar à frente de um grupo, seja vocal ou instrumental. O projeto Aprendendo a Reger vem para auxiliar essas pessoas. Os participantes aprenderão fundamentos da regência, como ter uma boa postura, se comunicar com o grupo, transmitir intenções através do gesto, entre outros aspectos. Teremos aulas teóricas com um pouco de história, mas também muitas práticas, para que possam aplicar esse conhecimento com seus próprios grupos.”

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Formação prática com impacto direto na comunidade

O conteúdo programático inclui fundamentos da regência, leitura de partituras, estratégias de ensaio, técnicas de liderança musical e análise de repertório, com ênfase nas características específicas de corais e fanfarras. Além das aulas teóricas, os participantes terão acesso a sessões práticas supervisionadas, com foco na aplicação dos conceitos aprendidos.

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Segundo a coordenação do projeto, a proposta surgiu da observação direta da cena musical local. Embora muitos regentes atuem há anos com grupos musicais, ainda é comum a falta de acesso a uma formação técnica estruturada. “Aprendendo a Reger” surge, portanto, como uma resposta a essa necessidade, buscando qualificar e valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham papel fundamental na preservação do patrimônio cultural imaterial da cidade.