CULTURA & ENTRETENIMENTO

Da Silva Da Selva: documentário sobre o artista estreia com casa cheia e emoção no centro de Manaus

 Lançamento de “Dasilva Daselva” no Teatro Gebes Medeiros celebra a arte amazônica e dá início à jornada do filme por escolas, comunidades e festivais


Na noite desta quarta-feira (21/05), o Teatro Gebes Medeiros, no coração do centro histórico de Manaus, foi palco do aguardado lançamento do documentário dasilva daselva, obra que homenageia a vida e a arte do visionário artista plástico amazonense Sebastião Corrêa da Silva, conhecido como Da Silva da Selva.

Foto: Alexandre Pinheiro

Com público lotando a plateia e a presença de artistas, produtores culturais, familiares, amigos e admiradores da obra do homenageado, a estreia foi marcada por momentos de forte emoção e reconhecimento ao legado deixado por Da Silva. A exibição do filme foi acompanhada por uma roda de conversa com parte da equipe e contou ainda com a presença do ator Moacy Freitas, que integra o elenco do curta-metragem de 17 minutos.

Continua depois da Publicidade

O diretor e sobrinho do artista, Anderson Mendes, celebrou a realização de uma importante etapa do projeto. “Hoje cumprimos uma importante etapa no projeto do documentário sobre o meu tio DaSilva, com esse lançamento junto ao público que recebeu tão bem essa obra. Agora o filme parte para exibições públicas em escolas, comunidades ribeirinhas, mostras e festivais de cinema”, destacou.

Foto: Alexandre Pinheiro

Narrado pelo próprio Da Silva por meio de áudios e vídeos de acervo pessoal, o filme oferece ao público uma experiência sensorial e afetiva, recriando o universo fantástico do artista por meio de imagens, sons e memórias. Mesmo diante da perda progressiva da visão, Da Silva seguiu criando intensamente até os últimos anos de vida, reafirmando sua ligação visceral com a Amazônia e sua produção artística.

Além do lançamento, o projeto prevê sessões itinerantes em comunidades e escolas do Amazonas, ampliando o alcance da obra e possibilitando o contato de novos públicos com a história e os ensinamentos de um dos maiores nomes da arte amazônica contemporânea.

Continua depois da Publicidade

Foto: Alexandre Pinheiro

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sinopse

Continua depois da Publicidade

O universo imaginário do artista plástico amazonense Da Silva da Selva ganha forma por meio de suas próprias palavras e memórias. Autodidata, visionário e dono de uma linguagem visual única, Da Silva criou um verdadeiro mundo amazônico fantástico — povoado por cores, seres e paisagens que fundem ciência, espiritualidade e imaginação. Mesmo com a perda progressiva da visão, seguiu criando com intensidade, construindo um legado marcado pela originalidade e pela potência simbólica de suas obras, um filme que apresenta uma Amazônia íntima, subjetiva e imaginada — onde o tempo da floresta e o tempo da arte se entrelaçam.

Foto: Alexandre Pinheiro

Sobre o homenageado

Sebastião Corrêa da Silva, conhecido como Da Silva da Selva, foi um artista plástico amazonense com mais de 600 obras e 42 exposições realizadas no Brasil e no exterior. Ecologista, escultor e autodidata, desenvolveu diversas técnicas próprias, como o “bico de pena pintado” e o uso de canutilhos. Apaixonado pela Amazônia, percorreu a floresta em expedições artísticas e dedicou sua obra à representação sensível da fauna, flora e imaginário amazônico. Em vida, doou mais de 500 obras ao acervo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Foto: Alexandre Pinheiro

Sobre o diretor

Anderson Mendes é produtor cultural e cineasta premiado, com trajetória voltada à valorização das memórias e culturas amazônicas. Seus trabalhos, entre a ficção e o documentário, destacam narrativas de identidade, ancestralidade e preservação dos territórios. Em dasilva daselva, além da direção, assina roteiro, montagem e trilha sonora.

Confira o trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=h2j4MYlKVO4