MOBILIDADE URBANA

Ligação viária entre Distrito Industrial e o Centro de Manaus é liberada

Com extensão de um quilômetro, o trecho faz parte das obras complementares do antigo Prosamim 2, de 2014, não concluídas em gestões anteriores


Trecho de prolongamento da Avenida Lourenço da Silva Braga, entre as avenidas Silves e Maués, na zona sul de Manaus, foi liberado na manhã desta sexta-feira (25/04). A pista, em dois sentidos, contorna o Igarapé do Quarenta entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade. O novo trecho integra um conjunto de obras viárias com aproximadamente 40 quilômetros de extensão.

Foto: Divulgação

Segundo o governador Wilson Lima, que participou da inauguração, para viabilizar a obra foi necessário reassentar 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade. Elas foram alojadas em imóveis do Prosamin+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior). O trecho é interligado ao sistema viário Rapidão para melhorar o fluxo de veículos pesados entre o Distrito Industrial e o porto da Manaus Moderna, no Centro.

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“Isso faz com que os condutores diminuam seu tempo no trânsito porque antes, quando não tinha essa ligação da Silves até a Lourenço Braga, ali na Manaus Moderna, o condutor levava 15 minutos. Hoje, ele leva oito minutos para chegar a esse destino. Isso é importante também porque vai desafogar o trânsito em alguma vias”, disse o governador.

Wilson Lima citou que avenidas como a General Rodrigo Otávio, André Araújo e Ephigênio Salles (V8) devem apresentar melhora na fluidez do tráfego. “Essa é uma ligação fundamental, importante, e faz parte da intervenção viária que estamos fazendo na cidade de Manaus, de 40 quilômetros aproximadamente”.

“A intervenção inclui o Rapidão. Na verdade, isso é parte do Rapidão, ali no Tarumã (zona oeste). A outra parte integra a Nova Cidade, na Reserva Adolpho Ducke, na área do Puraquequara, para fazer a ligação até o Centro de Manaus. É a maior intervenção viária de Manaus”, afirmou Wilson Lima.

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Com extensão de um quilômetro, o trecho faz parte das obras complementares do antigo Prosamim 2 (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), de 2014, não concluídas em gestões anteriores. A partir de 2019, o Governo do Amazonas retomou e finalizou o projeto por meio do Prosamin+, entregando a infraestrutura à população.

O projeto executado pela UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) recebeu investimento de aproximadamente R$ 113 milhões, com recursos majoritariamente estaduais e apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

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As intervenções incluíram a implantação de sistema de esgotamento sanitário, drenagem urbana (macro e micro), além da pavimentação da via dupla, que conta com três faixas em ambos os sentidos, calçadas, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.

Outro destaque é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Raiz), sob responsabilidade da concessionária Águas de Manaus, em terreno cedido pelo Estado por meio de acordo técnico com o Prosamin+. A unidade irá beneficiar cerca de 220 mil moradores, abrangendo mais de 50 mil domicílios. Ela será conectada à rede de esgoto em expansão entre as comunidades Sharp (zona leste) e Manaus 2000 (zona sul), além das estruturas já implantadas pelo Prosamim 2.