CIDADES

Descarte de lixo irregular pode resultar em punição na capital amazonense

Assim como pequenos objetos, os grandes quando jogados pela cidade podem causar sérios danos aos rios, igarapés e ao meio ambiente como um todo


Um Projeto de Lei que prevê punição pedagógica aos cidadãos flagrados descartando lixo irregularmente em logradouros públicos, igarapés, rios ou lixeiras viciadas da cidade com tramita na Câmara Municipal de Manaus. A iniciativa foi deliberada e aprovada pelos vereadores, atualmente está 2ª Comissão de Constituição de Justiça e Redação.

Foto: Divulgação

A proposta de autoria do vereador Sérgio Baré (PRD), altera a Lei Municipal nº 2.295/2018, que estabelece que os infratores realizem serviços de limpeza pública gratuitamente por três meses, sob supervisão da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Continua depois da Publicidade

De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo inibir o descarte irregular de resíduos, contribuir para a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado.

A proposta foi idealizada após uma ação de limpeza pública realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Norte da capital amazonense, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), onde logo após a retirada dos rejeitos da rua, a população tornou a jogar lixo nas ruas.

Assim como pequenos objetos, os grandes quando jogados pela cidade podem causar sérios danos aos rios, igarapés e ao meio ambiente como um todo e com as fortes chuvas que ocorrem na região, por conta do inverno amazônico, aumentam ainda mais esses riscos.

Continua depois da Publicidade

O serviço de Coleta Agendada da Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp) busca combater esta irregularidade. O agendamento da coleta é realizado pelo Whatsapp ou ligação aos números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, durante a semana.

Depois de recolhidos, os objetos são encaminhados para as associações de catadores que realizam a separação, fortalecendo o que o Papa Francisco fala sobre a Campanha da Fraternidade 2025, quando chama a atenção de toda a humanidade para a “urgência de uma necessária mudança de atitude” em nossas relações com o meio ambiente.

Continua depois da Publicidade