MOBILIZAÇÃO SOLIDÁRIA

Campanha Junho Azul e Vermelho e mobiliza torcedores dos bois de Parintins

A ação, realizada pelo Hemoam, acontece pelo segundo ano consecutivo. Podem doar pessoas com boa saúde, entre 18 e 69 anos e com mais de 50 quilos


O Hemoam lançou nesta quarta-feira (04/06), em Manaus, a segunda edição da campanha “Junho Azul e Vermelho”, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue durante o mês que antecede o Festival de Parintins. A iniciativa desafia as galeras dos bois Caprichoso e Garantido a participar da mobilização de doadores.

Foto: Divulgação

A campanha tem como slogan “Uma doação caprichosa pode garantir a vida de alguém” e ocorre em parceria com os grupos oficiais dos bois. Durante o lançamento, realizado no auditório do Hemoam, houve apresentações artísticas, batucada, marujada e a participação de torcedores, músicos e dançarinos das duas agremiações.

Continua depois da Publicidade

Segundo a diretora-presidente da instituição, Socorro Sampaio, a proposta é unir as torcidas em torno de uma causa humanitária. “Vamos juntar essas duas grandes nações do boi-bumbá para aumentar o nosso estoque de sangue. Por isso, afirmo: uma doação caprichosa pode garantir a vida de várias pessoas. Venham participar dessa campanha que salva muitas vidas!”, declarou.

O artista Paulinho Viana, do Boi Caprichoso, destacou o papel da cultura na mobilização solidária. “A gente trouxe toda a energia do nosso Boi-Bumbá Caprichoso para o Hemoam, para incentivar a solidariedade por meio da doação de sangue. Hoje o Hemoam veste a camisa azul e vermelha, isso é algo maravilhoso!”

Rivaldo Pereira, diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido (MAG), reforçou o caráter inédito da ação. “O Garantido entra nessa campanha sabendo que o Amazonas é o único estado que tem a campanha Azul e Vermelho, dizendo para as duas galeras: venham doar sangue, porque podemos salvar mais de uma vida. Isso não é só pela grande festa do Festival de Parintins, e sim para salvar vidas”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

A ação vai durar todo o mês de junho, e o grupo que reunir mais doadores será divulgado após o festival. Para participar, é preciso comparecer ao Hemoam com documento oficial de identidade e informar na recepção para qual boi será registrada a doação.

O hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Podem doar pessoas com boa saúde, entre 18 e 69 anos e com mais de 50 quilos. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e portar documento com foto.

Continua depois da Publicidade